Weather for the Following Location: Botucatu map, Brazil

Notícia

Comandante Tieghi recebeu Título de Cidadão Botucatuense nesta terça

Publicado em 27 de Março de 2024 07:49

Na noite desta terça-feira (26/03), a Câmara de Botucatu realizou uma sessão solene para entrega do Título de Cidadão Botucatuense ao Senhor Justiniano Tieghi Filho.

De autoria do vereador Lelo Pagani (PSDB), o projeto foi aprovado por unanimidade dos votos e representa uma das mais altas honrarias que o Poder Legislativo pode conceder. O título de “Cidadão Botucatuense” é destinado a pessoas que não nasceram em Botucatu, mas que tem grande e reconhecida contribuição à cidade.

Na sessão solene, acompanharam a entrega da homenagem vereadores, familiares, amigos e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Relações Institucionais e Trabalho Dr. Junot de Lara Carvalho, representando o Poder Executivo.

QUEM É ? - Justiniano Tieghi Filho nasceu em 1933, na cidade de Pardinho (SP). Ainda na infância vivida na zona rural, descobriu qual seria a profissão que o acompanharia por toda sua vida: piloto de avião. Na década de 50, se mudou com sua família para Botucatu, onde tirou seu brevê de piloto privado e começou a trabalhar como auxiliar de instrutor no aeroclube da cidade. 

 

 

PILOTO - Anos mais tarde, foi selecionado como instrutor do Aeroclube de São Paulo, participando da formação de mais de 300 profissionais. Na década de 60, já de volta na “terra dos bons ares”, Tieghi começou a atuar na Indústria Aeronáutica Neiva, como piloto de testes.

ESCOLA - O homenageado ainda teve a oportunidade de voar juntamente da Esquadrilha da Fumaça e ver a Neiva se transformar em Embraer, de onde se desligou em 1998. Hoje, aos 91 anos, dirige a Escola da Aviação - PROAV, que funciona desde 2017, sob o comando do seu filho caçula.

 


 COMENTÁRIOS