Notícia
Audiência Pública sobre a Reativação da Malha Ferroviária Oeste
Publicado em 15 de Outubro de 2025 07:07
A reativação da Malha Ferroviária Oeste representa um marco histórico para o desenvolvimento econômico e social de todos os municípios situados ao longo da faixa de domínio da ferrovia. Essa retomada vai muito além do transporte de cargas e passageiros: simboliza a integração nacional e continental do Brasil com os países da América do Sul, por meio da Rota 4 – Bioceânica de Capricórnio, que liga o litoral do Atlântico, em Santos, aos portos do Pacífico, no Chile e no Peru, destaca convite que ferroviários da região estão distribuindo para discutir a reativação do ramal oeste de São Paulo.
A Audiência Pública sobre a Reativação da Malha Ferroviária Oeste, será realizada no dia 31 de outubro de 2025, às 9 horas, no Auditório Salão Nobre do ITE – Instituto Toledo de Ensino, em Bauru/SP.
A reativação da ferrovia trará benefícios imediatos: a transferência de cargas que hoje sobrecarregam as rodovias de São Paulo e Mato Grosso do Sul reduzirá custos logísticos, congestionamentos, acidentes e a degradação do pavimento. Haverá ainda expressiva diminuição das emissões de gases poluentes e de efeito estufa, contribuindo para um modelo de transporte mais sustentável, seguro e eficiente.
Os ganhos econômicos serão expressivos, com redução substancial no custo dos fretes, fortalecendo a competitividade dos produtores, das indústrias e do comércio regional. Além disso, abre-se a possibilidade de retomada do transporte ferroviário de passageiros, atendendo ao deslocamento diário da população e impulsionando o turismo e o lazer em toda a região.
Este é um momento decisivo. A atual concessão da ferrovia vence em junho de 2026, e já está em curso o processo que culminará na nova licitação para sua operação. Trata-se de uma oportunidade única e irreversível: a reativação da Malha Oeste acontecerá, e cabe a nós — municípios, entidades representativas, lideranças políticas, empresariais e sociais — nos unirmos agora para influenciar esse processo, garantindo que o novo modelo de concessão priorize o interesse público, o desenvolvimento regional e a integração latino-americana.


