Notícia
Botucatu sedia 1º Seminário Paulista sobre os Caminhos do Peabiru
Publicado em 10 de Novembro de 2025 07:01
Botucatu sediará nos dias 10 e 11 de novembro o 1º Seminário Paulista dos Caminhos do Peabiru, encontro que reunirá pesquisadores, representantes da comunidade indígena e gestores públicos para debater as mais recentes descobertas sobre a rota ancestral indígena que cruzava a América do Sul.
O evento, promovido pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado (Setur-SP), em parceria com os municípios de Botucatu, São Manuel, Bofete e Pardinho, o Consórcio Polo Cuesta e a Rede Brasileira de Trilhas, propõe a integração da ciência, ancestralidade e políticas públicas em torno da valorização do patrimônio cultural e natural do Peabiru.
Em Botucatu a rota simbólica já é reconhecida por visitantes e acadêmicos que estudam o Peabriu. Ao todo, 16 cidades paulistas estão no processo de levantamento de dados históricos e científicos com a comunidade local e acadêmica.
Acredita-se que o Caminho do Peabiru tenha sido utilizado pelos guaranis antes da chegada dos europeus. A rede de trilhas, construída por povos indígenas sul-americanos, ligava o Oceano Atlântico ao Pacífico, atravessando Brasil, Paraguai, Bolívia e Peru. O nome deriva da expressão tupi-guarani tape avirú, que significa “caminho gramado amassado”.


