Notícia
Câmara poderá aumentar quantidade de vereadores para 17
Publicado em 05 de Dezembro de 2025 07:00
Na proxima eleição municipal, os eleitores poderão eleger 17 vereadores e não os atuais 11. A idéia está sendo articulada no Legislativo de Botucatu e há cerca de 15 dias vem sendo comentada nos meios políticos como um pequeno teste, entre os formadores de opinião sobre a mudança.
Atualmente os vereadores recebem em torno de R$ 5,8 mil de subsídios e teria um aumento da verba do orçamento municipal destinado ao legislativo para atendimento dos vereadores subsidiados com recursos financeiros públicos.
Até o momento, o entendimento é negativo nas lideranças politicas, embora parte dessa elite entenda que Botucatu não comporta 17 vereadores, mas com 15, a comunidade poderia ser melhor representada.
A Câmara Municipal ja teve 21 vereadores:
Em 1951, a cidade tinha 21 vereadores e mais de 41 mil habitantes. Essas cadeiras permaneceram sem mudança até o inicio dos anos 1960.
Na legislatura iniciada com a ditadura militar, entre 1964 a 1968 diminuiu para 17. Em 1964 a população estimada era de 46 mil habitantes.
Na Legislatura de 1968 a 1972, passou a ter 15, devido às de medidas restritivas do regime militar à democracia, como o Ato Institucional n° 5 - AI-5, que reduziu a representação democratica em todo o Brasil, como deputados, senadores e vereadores.
Em 1989, assumem o mandato 17 vereadores e assim fica até 2004. Em 2000 a população de Botucatu era pouco acima de 101 mil habitantes.
As atuais 11 vagas começaram a ser preenchidas em outubro de 2004 e os eleitos tomaram posse em janeiro de 2005. Desde então são 11 eleitos. Atualmente a população estimada de Botucatu é acima de 151 mil habitantes.
Para promover essa ampliação na pratica, caso seja feita a alteração, a mesa diretora do Lagislativo deverá realizar mudanças no regimento interno e também na Legislação Municipal.


