Notícia
Clube da Mata realiza 8ª Edição do Curso de Férias do Centro de Educação Ambiental
Publicado em 04 de Fevereiro de 2026 14:41
O Centro de Educação Ambiental (CEA) Clube da Mata, projeto de extensão desenvolvido em parceria entre o Instituto de Biociências de Botucatu (IBB/Unesp), a Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA/Unesp) - Câmpus de Botucatu, e a Prefeitura Municipal de São Manuel (SP), promoveu, entre os dias 19 e 24 de janeiro, a 8ª edição do Curso de Férias do CEA Clube da Mata. Ao todo, a capacitação formou 37 estudantes do 9º ano ao 2º ano do Ensino Médio de escolas públicas municipais e estaduais de São Manuel.
A primeira edição do curso em 2026 teve como tema “Formação de Guias da Natureza em Tempos de Emergência Climática”, promovendo uma reflexão educativa sobre as mudanças climáticas, o papel da juventude no combate as emergências climáticas atuais e as possibilidades de atuação socioambiental no território. A iniciativa integra uma das frentes do convênio estabelecido entre o município de São Manuel e o CEA, fortalecendo ações de educação ambiental articuladas com a universidade.Tempos de Emergência Climática
Em um contexto de emergência climática, o curso surge como uma resposta educativa urgente, com o objetivo de formar jovens críticos, conscientes e protagonistas diante dos desafios socioambientais atuais. Ao longo da semana, os participantes vivenciam uma programação que alia conteúdos teóricos e atividades práticas, com experiências ao ar livre, vivências sensoriais e espaços de diálogo.
Entre os temas trabalhados estão a Educação Ambiental Sintrópica, Agroecologia, Compostagem, Observação de aves, Conservação da fauna, Fruticultura, Incêndios florestais, além de dinâmicas e o desenvolvimento de projetos de intervenção socioambientais, estimulando o protagonismo juvenil e a atuação na comunidade.


