Notícia
Famesp forma XI turma de Residência Médica
Publicado em 05 de Fevereiro de 2026 12:57
No próximo dia 6 de fevereiro de 2026, às 19h, no auditório do Hospital Estadual de Bauru (HEB), será realizada a cerimônia de encerramento dos Programas de Residência Médica da Famesp, que celebra a formação da XI Turma de Residentes. A data oficial de conclusão dos programas está prevista para 28 de fevereiro de 2026.
Embora os Programas de Residência sejam vinculados ao Hospital Estadual de Bauru, os médicos residentes realizam sua formação prática em unidades sob gestão da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), vivenciando diferentes cenários de atenção à saúde e fortalecendo a integração ensino-serviço no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Nesta edição, concluem a residência médicos das áreas de Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica e Pediatria, que encerram um ciclo marcado por intenso treinamento em serviço, aprendizado técnico-científico e compromisso com a assistência à população.
A formatura da XI Turma marca uma década desde a primeira cerimônia de encerramento dos Programas de Residência Médica da Famesp, realizada em 2016, quando dez médicos concluíram a formação iniciada em 2014, nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral e Pediatria. Desde então, os programas passaram por um processo contínuo de consolidação e expansão, ampliando áreas de atuação, campos de prática e o número de profissionais formados.
Ao longo desses 10 anos, os Programas de Residência Médica da Famesp já formaram 119 médicos, com atuação em unidades como o Hospital Estadual de Bauru, Hospital de Base de Bauru, Hospital Manoel de Abreu, Maternidade Santa Isabel, AME Bauru e serviços da rede municipal. Atualmente, 49 residentes estão em formação nos programas.


