Weather for the Following Location: Botucatu map, Brazil

Notícia

FMB/Unesp realiza o II Simpósio Acadêmico de Clínica Médica de Botucatu

Publicado em 30 de Outubro de 2025 07:09

Nos dias 21 e 22 de outubro, o Anfiteatro da Central de Aulas da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp) recebeu o II Simpósio Acadêmico de Clínica Médica de Botucatu, uma iniciativa da Liga de Clínica Médica (LICLIM) que reuniu docentes, profissionais da saúde e estudantes de diferentes níveis de formação para dois dias de palestras, debates e troca de experiências.

Com o propósito de aprofundar o conhecimento sobre as doenças mais prevalentes na prática clínica, o simpósio destacou as principais novidades em fisiopatologia, diagnóstico e tratamento, além de incentivar o diálogo interprofissional e o contato direto entre alunos e especialistas. A proposta do encontro foi consolidar a integração entre ensino e prática médica, fortalecendo a formação e a atualização científica dentro da FMB/Unesp.

Idealizado pela LICLIM, o simpósio reforçou o papel das ligas acadêmicas como importantes espaços de aprendizado extracurricular, promovendo discussões atualizadas e o desenvolvimento do raciocínio clínico entre os estudantes. A organização buscou criar um ambiente propício ao compartilhamento de conhecimento e à reflexão sobre os desafios cotidianos da medicina.

A programação contou com a palestra de docentes e residentes do Departamento de Clínica Médica da FMB, que abordaram temas fundamentais do cuidado clínico. No primeiro dia, o cardiologista Marcos Minicucci, professor do departamento, apresentou a palestra “Sepse e Choque Séptico”, seguida do médico Vitor Borin, residente de Clínica Médica do Hospital das Clínicas (HCFMB), que palestrou sobre o tema “Medicina Baseada em Evidências”.

Na sequência, o professor Paulo Villas Bôas, geriatra e docente da FMB/Unesp, discutiu os avanços no entendimento e manejo da Doença de Alzheimer, e a professora Daniela Ponce, médica nefrologista, encerrou o dia com a palestra “Lesão Renal Aguda”.

O segundo dia de simpósio manteve o foco em condições cardiovasculares e metabólicas de grande relevância clínica. A médica cardiologista, Caroline Mazeto, docente do departamento, apresentou a palestra “Infarto do Miocárdio”, seguida pelo professor Leonardo Zornoff, cardiologista que tratou de “Insuficiência Cardíaca”. Encerrando a programação, a professora Carolina Tonon, tutora da LICLIM, abordou “Distúrbios Eletrolíticos”, tema essencial para a prática médica hospitalar.


 COMENTÁRIOS