Notícia
IBB/Unesp lança projeto "RePense o Plástico" para integrar ciência e saúde pública
Publicado em 10 de Fevereiro de 2026 17:02
O Instituto de Biociências de Botucatu (IBB/Unesp) lançou o projeto de extensão RePense o Plástico, iniciativa que traduz pesquisas acadêmicas em ações práticas de conscientização ambiental e solidariedade. Coordenado pelo professor Wellerson Scarano, o projeto surge a partir de estudos sobre os impactos de micro e nanoplásticos na saúde humana, desenvolvidos em parceria com a Universidade de Illinois (EUA).
A iniciativa foca na redução do uso de descartáveis e no descarte responsável, alertando para o fato de que partículas plásticas já foram detectadas em órgãos humanos e podem causar alterações hormonais e inflamatórias. Ao levar o conhecimento científico para além dos laboratórios, o projeto busca incentivar mudanças de hábito cotidianas na comunidade acadêmica e regional.
Com foco em saúde pública, o RePense o Plástico promove atividades educativas fundamentadas em evidências científicas, destacando que pequenas atitudes — como evitar o aquecimento de alimentos em recipientes plásticos — são essenciais para a preservação do bem-estar e do meio ambiente.


