Notícia
MAGMA sedia oficina sobre preservação digital de acervos com o Museu da Pessoa
Publicado em 07 de Janeiro de 2026 07:07
O MAGMA – Museu Aberto de Geociências, Mineralogia e Astronomia - será sede, no próximo dia 10 de janeiro, de uma oficina sobre preservação digital de acervos, promovida pelo Museu da Pessoa, por meio do projeto “Democratização da memória social pela preservação digital”, contemplado pelo edital Fomento CultSP do ProAC.
A atividade integra uma série de quatro encontros realizados em diferentes Núcleos do Museu da Pessoa pelo Estado de São Paulo e tem como objetivo apoiar profissionais, coletivos e iniciativas comunitárias que lidam com memória, cultura, educação e arquivos diante dos desafios da preservação digital no cotidiano contemporâneo.
Em Botucatu, a oficina acontece às 15h, no espaço do MAGMA, no bairro Demétria, e será mediada por Felipe Rocha, museólogo e Coordenador de Acervo do Museu da Pessoa. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia, disponível até a véspera do encontro.
Durante a oficina, serão abordados temas como boas práticas de preservação digital, cuidados com acervos audiovisuais, além da distribuição de materiais impressos com orientações sobre preservação de arquivos digitais e fitas magnéticas. O encontro também propõe um espaço de troca de experiências e diálogo entre os participantes.
Para a gestora e curadora do MAGMA, Berenice Balsalobre, sediar a oficina reforça o papel do Museu como espaço de formação, reflexão e compromisso com a memória.
“A preservação de arquivos digitais é fundamental para a cultura contemporânea, porque grande parte da produção cultural, científica, artística e administrativa nasce hoje em ambiente digital. Isso não é apenas uma questão técnica, mas também um compromisso ético e social com a preservação das memórias”, destaca.
Segundo Berenice, a iniciativa dialoga diretamente com a missão do MAGMA de promover educação, ciência e cultura de forma acessível e integrada à comunidade.


