Notícia
Medicina-Unesp faz alerta sobre casos de reações à vacina contra dengue
Publicado em 29 de Janeiro de 2026 07:00
A Faculdade de Medicina da Unesp em Botucatu está informando que algumas pessoas podem ter reações à vacina. Segundo a instituição algumas 'bolinhas vermelhas' podem surgir no corpo, devido a reação positiva da vacina no organismo.
A Rádio Clube FM já havia alertado a comunidade botucatuense que diversos sintomas relacionados a reação a aplicação da vacina poderiam acontecer, conforme noticia no dia 19 de Janeiro. (Confira aqui).
A nota da Faculdade de Medicina:
Esclarecimento sobre possível reação da vacina contra a dengue
A Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp) informa que, após a vacinação contra a dengue, algumas pessoas podem apresentar bolinhas vermelhas pelo corpo. Essa reação é esperada e pode surgir até 14 dias após a aplicação da vacina.
Essas manchas fazem parte da resposta natural do organismo, indicando que o corpo está reagindo à vacina.
Geralmente, elas desaparecem sozinhas em cerca de 7 a 10 dias. Caso haja coceira, a pessoa pode utilizar o antialérgico que já está acostumada, se não houver contraindicação.
Se possível, procure a unidade de saúde para realizar a notificação da reação, o que ajuda no acompanhamento e na vigilância em saúde. Essa reação é considerada leve e, na maioria dos casos, não traz complicações.
A campanha segue até o dia 31 de janeiro, em todas as unidades de saúde de Botucatu, e é destinada a pessoas de 15 a 59 anos. Em caso de dúvidas ou de sintomas diferentes do esperado, a orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima.


