Weather for the Following Location: Botucatu map, Brazil

Notícia

Ministério da Saúde estende vacinação contra a dengue em Botucatu até 30 de janeiro

Publicado em 20 de Janeiro de 2026 05:41

Após o dia D de vacinação em massa realizado no último domingo (18), que resultou na imunização de 25.031 pessoas, Botucatu recebeu autorização do Ministério da Saúde para dar continuidade à campanha. As doses remanescentes seguirão disponíveis em todas as Unidades de Saúde do município até o dia 30 de janeiro. 

A estratégia visa alcançar o maior número possível de cidadãos entre 15 e 59 anos, buscando minimizar ou erradicar a circulação do vírus na cidade, que é uma das três selecionadas no país para este projeto piloto.

Uma das principais novidades desta etapa é a ampliação do público-alvo. Agora, profissionais da área da saúde que atuam em Botucatu, mas residem em outras cidades da região, também podem receber o imunizante. Para garantir a dose, estes trabalhadores devem apresentar um documento que comprove o vínculo profissional com alguma instituição de saúde do município.

Para facilitar o acesso da população que trabalha em horário comercial, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou, além das unidades convencionais com atendimento das 8h às 16h30, dois postos com horário estendido. O Centro de Saúde Escola da Vila dos Lavradores e a Policlínica CSI funcionam das 18h às 21h30, oferecendo uma alternativa para quem não pode comparecer durante o dia.

A vacina utilizada na campanha é de dose única e possui produção 100% nacional, sendo distribuída exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os índices de proteção são considerados elevados: a eficácia é de 74,7% contra a dengue sintomática e chega a 89% na prevenção de formas graves da doença, cobrindo os quatro sorotipos do vírus em circulação.

A administração municipal reforça que a adesão dos moradores é o fator determinante para o sucesso da ação. Quem ainda não se vacinou deve procurar a unidade de saúde mais próxima portando um documento oficial de identidade. O engajamento coletivo é visto como a ferramenta mais eficaz para fortalecer o enfrentamento da doença e garantir a segurança sanitária de toda a região.


 COMENTÁRIOS