Notícia
NUATRA reforça compromisso do IBB/Unesp com os transtornos alimentares
Publicado em 22 de Outubro de 2025 07:04
O Instituto de Biociências da Unesp, em Botucatu (IBB/Unesp), inaugurou no dia 15 de outubro o novo prédio do Núcleo de Atenção aos Transtornos Alimentares (NUATRA) — um espaço dedicado ao acolhimento, ao ensino e à pesquisa voltados à saúde mental e aos transtornos alimentares.
O novo prédio amplia a estrutura do serviço, que agora conta com nove consultórios, cozinha experimental e sala de grupos, possibilitando um ambiente mais acolhedor e multidisciplinar para pacientes e profissionais.
A cerimônia contou com a presença da reitora da Unesp, professora Maysa Furlan; da diretora e vice-diretora do IBB/Unesp, professoras Percília Giaquinto e Raquel Domeniconi, respectivamente; além de docentes, servidores e estudantes.
O NUATRA foi criado em 2022, a partir da iniciativa da professora Luiza Cristina Godim Domingues Dias, do Departamento de Ciências Humanas e de Ciências da Nutrição e Alimentação do IBB/Unesp.
A docente idealizou o projeto após observar, ao longo de sua trajetória profissional, a presença recorrente de sintomas de transtornos alimentares em crianças e adolescentes, sem que houvesse um serviço especializado para atendimento desses casos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município.
A professora Maysa Furlan, reitora da Unesp, ressaltou o impacto do núcleo na formação de profissionais e no compromisso social da universidade:
“O NUATRA tem um papel fundamental, não só na formação de recursos humanos, mas também no atendimento de transtornos alimentares e na aproximação da universidade com a sociedade. Ele produz conhecimento, forma profissionais e presta um serviço essencial de excelência”.
A diretora do IBB/Unesp, professora Percília Giaquinto, também enfatizou a importância do espaço como um elo entre a universidade e a comunidade. “Esse prédio ficou muito bonito e, além da temática que ele abrange, é um espaço aberto para a comunidade de Botucatu e região. Ele reforça a missão do Instituto de Biociências de unir ciência, ensino e cuidado para transformar realidades”, comentou.


