Weather for the Following Location: Botucatu map, Brazil

Notícia

Prefeito cobra Sabesp e anuncia notificação formal após falta de água em Botucatu

Publicado em 27 de Dezembro de 2025 07:25

O Prefeito de Botucatu, Fábio Leite, manifestou-se oficialmente nesta sexta-feira (26) sobre a nova onda de desabastecimento que atinge diversos pontos da cidade. O problema, que se agravou desde a última terça-feira (23), tem gerado uma série de reclamações de moradores que enfrentam torneiras secas e baixa pressão, com impacto severo na região do Rio Bonito e Mina. Neste semestre em pelo menos tres oportunidades anteriores, houve falta de água.

A manifestação do chefe do Executivo ocorre após uma sequência de queixas registradas em emissoras de rádio locais, como a Clube FM, nesta sexta-feira, 26. Diante do cenário, a Administração Municipal afirmou que medidas emergenciais já foram adotadas.

Segundo a Prefeitura, a Sabesp foi acionada imediatamente para conter os danos, nos dutos que atendem a região do Rio Bonito e Mina. Entre as medidas exigidas estão o envio de caminhões-pipa para as áreas mais afetadas e a execução de reparos urgentes em adutoras que apresentaram falhas técnicas, especialmente em Rubião Junior.

Em suas redes sociais, o prefeito enfatizou que a gestão municipal não será conivente com as falhas na prestação de serviço: “Diante da falta de água registrada em diversos pontos de Botucatu, especialmente na região do Balneário, a Prefeitura agiu de forma imediata. Acionamos a Sabesp para regularizar o abastecimento e realizar os reparos necessários”, declarou Fábio Leite.

O prefeito anunciou em sua manifestação, que a cobrança subirá de tom na próxima semana. Na segunda-feira, 29, a Procuradoria Municipal notificará formalmente a Sabesp, exigindo a apresentação de um plano de ação robusto. O objetivo é evitar que falhas recorrentes voltem a prejudicar a rotina da população.

A situação é descrita como "insustentável" por muitos moradores. Desde o início da semana, relatos de falta de água têm se espalhado por diferentes bairros, evidenciando uma instabilidade no sistema de distribuição da concessionária.

A Prefeitura informou que continuará monitorando o sistema e orienta que qualquer cidadão enfrentando problemas de abastecimento registre a queixa pelos canais oficiais. Esse registro é fundamental para que o município possa repassar a ocorrência à Sabesp e fiscalizar o tempo de resposta.


 COMENTÁRIOS