Notícia
Prefeitura anuncia Vacinação contra a dengue em fevereiro
Publicado em 19 de Dezembro de 2025 07:10
O combate à dengue no Brasil ganhará um novo capítulo em 2026 com a aplicação antecipada de uma vacina 100% nacional em duas cidades selecionadas como áreas-piloto: Maranguape, no Ceará, e Botucatu, em São Paulo. A Prefeitura de Botucatu, em parceria com o Ministério da Saúde e a Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp), fará no dia 1º de fevereiro de 2026 a vacinação em massa contra a Dengue.
Nesta quarta-feira (17), foi realizada uma reunião estratégica para organização do sistema da vacinação, com a participação do Prefeito Fábio Leite, do Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Saúde, André Spadaro, além de representantes do Ministério Público e da Justiça Eleitoral. O encontro teve como objetivo garantir planejamento, segurança jurídica, transparência e eficiência em todas as etapas da campanha.
A estratégia adotada seguirá o modelo bem-sucedido utilizado durante a pandemia da Covid-19, quando Botucatu se tornou referência nacional ao realizar a vacinação em massa, imunizando praticamente toda a população em um único dia. A experiência positiva reforça a capacidade de organização do município e o compromisso com ações rápidas e eficazes de proteção à saúde pública.
A vacinação será destinada à população de 15 a 59 anos, faixa etária com maior mobilidade social, escolar e laboral, e que concentra grande parte das transmissões observadas nas epidemias recentes. O imunizante é aplicado em dose única e possui segurança e eficácia comprovadas por estudos clínicos, mesmo que a pessoa já tenha tido dengue anteriormente.
Em até 80% as internações e prevenir cerca de 50% dos óbitos relacionados à doença. O cronograma oficial de vacinação, locais e orientações específicas serão divulgados em breve nos canais oficiais da Prefeitura
Localizada a cerca de 27 quilômetros de Fortaleza, Maranguape, com 105 mil habitantes, foi escolhida por sua estrutura de vigilância em saúde e por não ter registrado ampla circulação do sorotipo 3 da dengue. Já Botucatu foi selecionada por ter os registros de dengue tipo 3 e por sua experiência bem-sucedida em campanhas de vacinação em massa, como a realizada contra a Covid-19 em 2021. Ambas servirão como campo de observação para medir a eficácia da nova vacina na redução da transmissão da arbovirose.


