Notícia
Unesp debate cotas e permanência de pessoas trans e travestis em live nesta terça-feira
Publicado em 27 de Janeiro de 2026 05:37
No marco do mês da Visibilidade Trans, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) promove, nesta terça-feira (27), às 17h30, a live “Pessoas Trans e Travestis na Universidade: cotas e permanência”. O debate, organizado pela Pró-reitoria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (PROADE), será transmitido ao vivo pelo YouTube e busca enfrentar um dos temas mais urgentes da agenda educacional brasileira: a democratização do acesso e a viabilidade da trajetória acadêmica para corpos dissidentes.
A iniciativa propõe um balanço crítico sobre as políticas de ações afirmativas. Para os organizadores, o debate qualificado sobre as cotas é o primeiro passo, mas a centralidade da discussão reside nas políticas de permanência. O objetivo é garantir que o ingresso na universidade pública não seja interrompido por barreiras socioeconômicas ou institucionais, transformando a universidade em um espaço efetivamente inclusivo e seguro para a população trans e travesti.
O painel de convidados reúne referências da ciência e da militância. Entre as participantes estão a professora Daniela Mourão (Unesp), coordenadora do GT de Cotas Trans da instituição, e a professora Gabrielle Weber (USP), que atua na interface entre a física e os estudos de gênero.
A mesa também conta com a perspectiva política e estudantil de Carolina Iara, co-deputada estadual pela Bancada Feminista (PSOL), e de Lê Magalhães, diretor LGBTI+ da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP).
Com mediação da professora Larissa Pelúcio, assessora da PROADE, o evento reforça o compromisso institucional da Unesp com a equidade. A transmissão é aberta ao público geral e as interações poderão ser feitas via chat, permitindo que a comunidade acadêmica e a sociedade civil participem diretamente da construção de novos caminhos para a educação pública paulista.
O evento vai ficar disponivel no Canal da PROADE Unesp no YouTube, a partir das 17h30.


