Weather for the Following Location: Botucatu map, Brazil

Notícia

Fatecs Botucatu e Pompeia são parceiras no Hackathon Unesp

Publicado em 18 de Abril de 2024 07:28

Entre esta quinta-feira (18) e sábado (20), as mentes inovadoras do setor agroflorestal se reúnem na Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu. O campus da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) recebe a quarta edição do hackaton, maratona de inovação e empreendedorismo, em busca de soluções para um tema central: Como otimizar custos e tornar ambientalmente mais sustentável a produção agroflorestal.

 

“O eixo educacional é o principal aqui na região e o tema foi escolhido por pesquisadores e especialistas do mercado por ser a pergunta do momento no agro”, explica a coordenadora do evento, Silvia Angélica Domingues de Carvalho.

 

As equipes de até oito pessoas inscreveram trabalhos em duas trilhas. A primeira, Expedição IoT – Soluções tecnológicas de eficiência e precisão no plantio agroflorestal abre espaço para discussões sobre mecanização da silvicultura, automações, inovação, conectividade no campo, coleta e análise de dados.

 

A segunda, Soluções sustentáveis para conciliar a otimização de custos e a manutenção da biodiversidade em sistemas integrados da produção agroflorestal, traz temas como utilização de produtos biotecnológicos, tecnologias de pegada de carbono, ESG (sigla em inglês para governança social e ambiental), automatização no monitoramento de pragas e doenças, integração lavoura – pecuária -floresta.

 

Foram inscritas dez equipes dos principais centros educacionais do País, incluindo a Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Pompeia. Cada time irá desenvolver uma proposta de inovação, que será avaliada por uma banca formada por educadores, pesquisadores e pessoas influentes no mercado. As três melhores propostas recebem prêmios em dinheiro e apoio para seguir com as pesquisas.

 

 

(Do Centro Paula Souza-Fatec)

 


 COMENTÁRIOS